Perguntas Frequentes

Duvidar faz parte da nossa existência.
Questionar é central em nossa essência.
E acreditar nos faz conectar com consciência.

Antecipamos a resolução de alguns problemas ou conflitos nos autoquestionando. Fica à vontade para nos desafiar também caso a tua questão não esteja contemplada aqui.

Sobre a Esenco

O que é a Esenco?

Mais que uma marca de roupa, somos um coletivo de pessoas que acredita na mudança da maneira de se vestir. Nosso nome significa essência em Esperanto. Tudo o que expressamos e comunicamos a ti faz parte da nossa verdade, e nós prezamos por agir condicionados à ela. Por isso, abrimos aqui todo o nosso processo criativo e produtivo para que tu possa te conectar com a gente de verdade também.

O que são as linhas Esenco?

As linhas Esenco são divididas por estados de mente e manifestadas pela linguagem do esperanto. Elas foram pensadas para compor um guarda-roupa funcional, onde todas as peças possam interagir entre si, servindo como linguagem para qualquer identidade em movimento. Aqui no site, na página de cada linha tu pode descobrir mais sobre elas : )

Quem faz essas roupas?

Somos um grupo de pessoas e formamos juntos uma cadeia de valor horizontal e consciente, integrando nossas habilidades e expressões em uma energia positiva para nós mesmos e para quem se conecta com a gente. Na página Sobre Nós tu pode reconhecer nossos rostinhos felizes e também compreender quem faz parte do que dentro do nosso universo.

Onde as roupas são produzidas?

Toda a nossa cadeia de valor é ativada em Farroupilha, no alto da serra gaúcha. Uma cidadezinha com muita serração (neblina!) mas com bastante gente que trabalha duro, acorda cedo e come bem. Temos algumas costureiras que trabalham conosco, assim como modelistas, uma designer de moda e profissionais da área de estratégia e comunicação.

Da onde vem a matéria prima?

Compramos rolos de tecidos e materiais de distribuidores locais e manufaturadores regionais. A maior parte dos nossos materiais é fabricado no Brasil e distribuído por empresas gaúchas.

Como os produtos são criados?

Observamos as pessoas e suas vidas reais. A inspiração vem a partir da interpretação dos movimentos da nossa sociedade e comunidade ao redor. Nasce, então, o croqui de um produto que acreditamos ser funcional e que sirva a múltiplas realidades. Depois, a modelagem desse desenho é desenvolvida e o tecido é cortado para ser costurado no formato da peça vestível. O produto será testado e, se for aprovado, virá aqui para o site para vocês : )

Sobre o Site/Loja

Como os produtos são apresentados no site?

Distribuímos nossos produtos no site em formato de catálogo. Assim, fica em evidência que o todo pode ser tudo e tudo pode ser um todo. Entendemos que fica mais fácil perceber o composto de um guarda-roupa funcional Esenco desse jeito. Tu também pode visualizar os produtos por linhas, cores e/ou por materiais.

O que significa o Contém de cada produto?

Nós fazemos questão de reconhecer toda a nossa cadeia de valor, ou seja, todo mundo que participa e investe sua energia em nossas peças e expressões. Por isso resolvemos colocar em evidência quem fez o quê em cada produto que apresentamos para ti. O contém representa o composto de participações e energias que estão intrinsecamente orbitando em cada peça, e mostrar essa força por trás da roupa agrega um valor intangível e inestimável aos nossos produtos.

O que significa a Medida Livre?

A medida livre é o caminho para a libertação dos moldes. Percebemos que antigamente as roupas eram feitas sob medida para os corpos, então por que hoje a gente tem que adaptar nossos corpos às modelagens universais do mundo da moda? A idéia aqui é tu poder co-criar as tuas roupas. Tu pode nos dizer o que gostaria de aprimorar nos detalhes de cada peça para te sentir bem e te expressar do teu jeitinho.

Como funciona a Medida Livre?

A gente te mostra como se medir e faz a peça sob medida para ti. Primeiro, tu precisa nos informar algumas medidas básicas do teu corpo singular, depois nós confeccionamos a peça.

QUAL O PRAZO DE ENVIO PARA A MEDIDA LIVRE?

O prazo de envio varia entre 7 e 10 dias úteis, pois as peças são feitas uma a uma e todas têm o seu processo natural.

Sobre o Envio

Como o produto vai chegar até a minha casa?

Depois de realizar o pagamento com o teu valor percebido, nós preparamos a peça aqui e a levamos aos correios. Normalmente seguimos um cronograma de postagem de duas remessas por semana. Portanto, a tua peça Esenco seguirá para os correios no dia de envio mais próximo à data em que o teu pagamento for confirmado.

Quais são as opções de frete?

Trabalhamos com as opções PAC ou Sedex e o valor do frete será cobrado de acordo com o local de entrega, peso e volume do produto embalado conforme a tabela de valores dos Correios aqui.

Em quanto tempo o produto vai chegar até a minha casa?

Como trabalhamos com os Correios, é claro que podem surgir imprevistos em relação ao prazo de entrega, sejam eles internos ou externos, o que pode implicar em eventuais atraso. Nesses casos, entraremos em contato contigo e te avisaremos de qualquer mudança nos planos. Outros possíveis motivos para atraso na tua entrega são: ausência do cliente no endereço de entrega cadastrado no site; endereço cadastral incorreto ou incompleto; mudança de endereço; eventualidades inerentes à atuação, como acidentes naturais, greves gerais, manifestações e/ou quaisquer outros de força maior. Por isso, é muito importante que tu acompanhe atentamente o teu pedido através do código de rastreamento que a gente te manda por e-mail. E para qualquer dúvida, pode ficar a vontade para nos mandar um e-mail.

Sobre Política de Trocas e Retorno

Minha peça chegou e eu não gostei, como faço para trocar?

Queremos te ver bem e queremos que as nossas peças sejam uma linguagem para que tu te expresse livremente e de maneira natural. Por isso, se tu acha que a tua compra não vai te proporcionar isso, fala com a gente. Sem problema. A nossa Política de Troca e Devoluções atende as necessidades de quem se conecta com a gente e é baseada no Código de Defesa do Consumidor. A gente garante um produto de qualidade e procuramos ter aqui na nossa casa virtual fotos e vídeos que evidenciam fielmente as características das nossas peças, com descrições e possíveis expansões que visam superar as tuas expectativas e minimizar a tua intensão de troca. Mas se mesmo assim tu precisar trocar alguma peça, entra em contato com a gente e coloca no assunto “Troca” ou “Devolução”. Nos informa o código do teu pedido que a gente resolve pra ti.

Para que endereço eu mando os produtos que quero trocar ou devolver?

Para nos mandar de volta a peça que foi para tua casa, pedimos que poste para o seguinte endereço: Rua Rui Barbosa, 20A, 304 - Centro, Farroupilha - RS, 95180-000. Lembramos que a peça deverá estar em perfeito estado, na sua embalagem original e sem qualquer indício de uso. Quando a peça chegar até nós novamente, daremos olhadinha nela para ver se o mencionado acima confere. Produtos enviados em desacordo serão mandados de volta para ti - e aí tu perde o direito de devolução :(

Qual o prazo para a troca ou devolução?

O nosso prazo para solicitação de troca ou devolução do pedido é de 7 (sete) dias a partir da data de recebimento da peça na tua casa.

Qual o custo do frete para trocas ou devoluções?

Nestes casos a gente opta por trabalhar de uma forma simples, justa e equilibrada. O envio da peça a ser trocada para o nosso endereço é por tua conta e o envio do novo produto para o teu endereço é por nossa conta : )

E como fica a equivalência de valores?

A troca da tua peça Esenco pode ser feita por outro modelo de valor mínimo equivalente, pela soma de diferentes produtos cujo valor final seja equivalente ao valor mínimo do produto devolvido ou por produtos de valor mínimo diferentes do pedido original. Caso o teu valor percebido não cubra o mínimo dos produtos que tu quer trocar, tu vai precisar dar outro lance de percepção. Quando o teu valor percebido pela nova peça for menor que o teu valor percebido da peça que tu devolveu, nós ressarcimos a diferença via depósito ou transferência bancária em conta corrente. Quando o teu valor percebido pela peça nova for maior que o valor percebido da que tu devolveu, a diferença deverá ser depositada na nossa conta corrente. Claro que tudo isso será feito respeitando o valor mínimo dos produtos.

Comprei a peça sob medida livre e não me serviu mesmo assim, posso trocar ou devolver?

Claro! Se tu apostou na medida livre é porque tu compartilha da mesma verdade que a gente e quer te sentir confortável e livre ao te vestir. Fazer roupa sob medida não é tão simples e às vezes algum detalhe pode resultar em cortes e simetrias distintas. É importante que tu também esteja consciente de que, nesse caso, o produto foi feito especialmente pra ti e que se tu realmente precise devolver, ele não vai ser revendido para ninguém. Isso não quer dizer que ele será descartado. Nós faremos o possível para utilizá-lo em upcycling e na reciclagem para o desenvolvimento de outros produtos, mas é legal parar para refletir se tu quer, mesmo, devolver a peça. De todas formas, entra em contato com a gente pelo e-mail e conta pra nós por que não serviu que a gente se entende.

Comprei a peça, amei, usei tudo que pude e agora já penso em descartá-la, posso trocar ou devolver?

Como trabalhamos com consciência em todas as pontas da nossa expressão da cadeia de valor, sabemos que as fibras naturais - como tudo na vida - possuem um ciclo de existência. Ou seja, por serem vivas e orgânicas, elas também são finitas e, em algum momento, podem se tornar inutilizáveis. Por isso, se a tua peça rasgou, manchou, encolheu ou simplesmente já deu, conta pra gente. Desenvolvemos um caminho de logística reversa onde tu pode nos mandar essa peça ao invés de descartá-la - e a gente faz ela virar outro produto por aqui. Se esse é o teu caso, quer dizer que tu já viveu muita coisa com essa peça e que a tua energia vai ser mandada de volta para nós como força criativa para ela possa virar algo novo, diferente. Entra em contato com a gente que faremos isso acontecer.

Sobre Extensão das Parcerias

Gostei de tudo, super conectei com a marca e quero me expressar também com vocês!

Acreditamos na exponencialização da lógica de troca com todos que se conectam com a gente, por isso, se tu também enxerga as coisas dessa forma e sente que tem alguma expressão para contribuir e co-criar com a Esenco, manda e-mail e nos propõe expansões.

Tenho uma marca e quero co-criar com a Esenco através da minha linguagem!

Através da linha Nur nós nos dispomos a desenvolver novos produtos e mercados combinando marcas e expressões que vibram mais forte com o nosso propósito. Buscamos explorar novas possibilidades de materiais, modelos, formatos e peças para, de fato, servirmos como linguagem de expressão para outras vozes. Chama a gente aqui se isso faz sentido pra ti.

Tenho uma empresa e quero co-criar com a Esenco através de uma linha específica pra minha expressão!

Ainda na vibe de co-labbing, desenvolvemos uma proposta de criação de peças para uniformes de estabelecimentos com o intuito de libertar a ideia de uniformização. Nós propomos peças que vão do ambiente de trabalho à vida real e que permitem aos funcionários trabalhar com modelagens livres que garantem os movimentos do corpo. Viu isso como possível no teu negócio? Chama a gente.

Tenho uma loja e quero compartilhar Esenco no meu espaço e para o meu mundo!

Para espaços privados variados, desenvolvemos um modelo de ilha Esenco com um pacote de peças fechado para comercialização. Adaptamos a estrutura e formato de acordo com a disponibilidade e vontade do parceiro, mas combinamos nossas expressões através de elementos físicos e evidências tangíveis para o ganho mútuo na venda das peças. Entre em contato.

Sou modelo e quero me expressar de Esenco através do meu trabalho!

Sabemos que no mundo da moda é importante promover parcerias com quem veste a camisa - literalmente! -, por isso criamos uma lógica de troca com quem precisa de fotos e looks o tempo todo. Chama a gente aqui que te contamos melhor.

Sou fotógrafo e quero me expressar de Esenco através do meu trabalho!

Percebemos que as nossas peças funcionam bem para múltiplas expressões artísticas. Então, para artistas que se expressam capturando momentos, também ofertamos a possibilidade de receber peças Esenco todo mês para serem fotografadas em diferentes realidades e identidades. Também temos um sistema de códigos de venda no site. Assim, a cada peça vendida com o seu código você ganha uma porcentagem de participação. Interessou? Chama aqui que te contamos melhor.

Sou uma pessoa normal e quero compartilhar a Esenco com o mundo!

Para pessoas físicas que se sensibilizam com a marca, oferecemos um fluxo mensal de peças para que desfrutem ao longo do mês, usando, se expressando, compartilhando com amigos e fotografando a Esenco em suas vidas reais. Estas pessoas também ganham códigos de venda no site, para que em suas interações com a marca signifiquem também ganhar uma porcentagem junto com a gente. Acreditou? Conecta aqui.